domingo, 28 de setembro de 2014

BENTO PONTEIRO - 27,5 KM - 21/10/2014

Hoje quando acordamos, tivemos a impressão de que o mundo acabaria novamente em um dilúvio... Era uma chuva tão intensa que simplesmente seria impossível sair. Filipe até sugeriu que devíamos desistir. Tínhamos nos programado para levantar as 07h30 e assim o fizemos. Olhamos uns para os outros e começamos a rir. De acordo com o aplicativo de meu celular, à partir das 10h, a umidade relativa cairia de 90% para 60%. Comentei que isso poderia ser um bom sinal... talvez a chuva diminuiria. Por isso, decidimos aguardar. 

O café da manhã foi servido às 08h. Sentamos para degustar e, como diz Filipe, comemos com muita calma, até 'cair para o lado'. 




Exatamente como o aplicativo previu, a chuva foi diminuindo até que às 09h30 era como se fosse uma neblina forte. Por isso, nos arrumamos e partimos. Nos alertaram que a estrada talvez não estivesse boa para o carro nos acompanhar, por isso coloquei no GPS de Adão nossa próxima parada. Trata-se de um Distrito de Mogi das Cruzes, aliás, deixarei aqui um relatório que consegui através do site http://www.caminhodosal.com.br/ pois neste momento, por alguma razão que desconheço, o site encontra-se fora do ar. 
______________________________________________________



Trecho do Zanzalá

Este trecho está localizado nos municípios de São Bernardo do Campo e Santo André.
  • Ponto A - São Bernardo do Campo

Rodovia Caminho do Mar (SP148), km 39,5, região conhecida por Serra Velha.
Coordenadas: 23°51'03.93"S 46°28'00.87"O - Altitude 743 metros.
  • Ponto B - Santo André

Rodovia Ribeirão Pires à Paranapiacaba (SP122), km 43,5, região conhecida por Clube da Solvay / Cefelqui.
Coordenadas: 23°46'25.33"S 46°22'53.34"O - Altitude 765 metros

Trecho dos Carvoeiros

Este trecho esta localizado em sua totalidade no município de Santo André
  • Ponto B - Santo André

Rodovia Ribeirão Pires à Paranapiacaba (SP122), km 43,5, região conhecida por Clube daSolvay / Cefelqui.
Coordenadas: 23°46'25.33"S 46°22'53.34"O - Altitude 765 metros.
  • Ponto C - Santo André

Parte baixa da Vila de Paranapiacaba, Avenida Fforde.
Coordenadas: 23°46'32.60"S 46°18'04.81"O - Altitude 814 metros.

Trecho do Bento Ponteiro

Este trecho esta localizado nos municípios de Santo André e Mogi das Cruzes.
  • Ponto C - Santo André

Parte baixa da Vila de Paranapiacaba, Avenida Ford.
Coordenadas: 23°46'32.60"S 46°18'04.81"O - Altitude 814 metros.
  • Ponto D - Mogi das Cruzes

Rodovia Prefeito Francisco Ribeiro Nogueira, SP102, Praça Cipriano Branco da Silva, Centro do Distrito de Taiaçupeba.
Coordenadas: 23°40'28.18"S 46°11'05.90"O - Altitude 777 metros.
_________________________________________________________________________________

Conseguimos buscar a rodovia por SP-102 e ele chegou direitinho no destino. Ele comentou que sem a ajuda do GPS teria sido bem difícil chegar até lá, devido a pouca sinalização. 

Tiramos a última foto antes de partir, em frente a pousada. 


Ainda tínhamos uma dúvida... onde era a continuação do caminho? Como sabíamos o nome do próximo 'bairro', perguntamos para uma pessoa que nos orientou a seguir em direção ao Clube da União, passar pelo Posto Médico e seguir na mesma estrada que havia nos trazido até aqui, no dia anterior. A continuação do caminho era exatamente ali. Assim que passamos em frente ao Clube, decidimos parar e conhecê-lo, visto que ontem, quando passamos por aqui, estava fechado. O Casarão é imponente e chama atenção!



Fomos recepcionados por um segurança que, de forma muito amável, nos contou sobre a importância do casarão em sua época. A construção inglesa abrigava os bailes da comunidade no início do século XX. O casarão possui uma sala de jogos, sala de troféus, salão de baile e cinema, além do complexo esportivo externo com um campo de futebol que pode ser o mais antigo do país. 








Foto internet

Daqui, seguimos por subidas intermináveis que, com o corpo frio, nos custou um pouco, mas que por fim, nos ajudou a aquecer muito!


E as paisagens são muito lindas!







Com a chuva, pegamos muito barro e logo ouvíamos o ranger da corrente. Filipe decidiu fazer uma pausa para limpar as bikes. 


Logo chegamos na vila de Taquarussú com apenas algumas casas, um lago e uma igrejinha. Fomos recepcionados por um senhor que cuida dali e de forma nada amigável nos chamou atenção por estarmos pedalando próximo a igreja, sobre o gramado, embora estivéssemos passando sobre um pequeno caminho com lajotas próprias para se caminhar... por isso, tiramos as fotos e partimos. 



Passamos por uma construção que me chamou muito atenção! Será que Niemeyer passou por aqui? (rsrs) Não sei dizer do que se trata, sei apenas que fica em alguma estrada próxima a Taquarussú. 


Entre Taquarussú e Quatinga infelizmente nos perdemos. Com certeza não havia placa em algum ponto e seguimos erroneamente até a entrada das Furnas de Mogi. 


Daqui, seguimos alguns quilômetros por asfalto. Vários 'jipeiros' também passavam, perdidos. Perguntávamos aos moradores que conseguíamos abordar e cada um dizia algo diferente, até que um Troller parou e nos perguntou se também estávamos a procura do bairro Quatinga. Eles nos posicionaram explicando como chegar... seguimos em frente. Fiquei muito chateada por não conseguir encontrar o caminho certo... perder um trecho é bem desagradável e voltar não era uma boa opção, visto que não tínhamos bem certeza de onde exatamente havíamos nos perdido... hora de respirar fundo, fazer algumas fotos e seguir pedalando. 


Logo que chegamos a Quatinga já vimos a placa do Caminho do Sal... seguimos em direção as setas indicativas do caminho. 


O caminho entre Quatinga e Taiaçupeba é maravilhoso! 




O caminho traça a rota nos dois sentidos... 


Lá no alto passamos por um cruzeiro e um cemitério. 



Até o sol decidiu nos contemplar ao final da rota. 



E infelizmente acabou... gostaríamos de andar por mais alguns quilômetros, mas isso não foi possível. As bikes ficaram bem sujinhas devido ao barro. 



E nossas calças ficaram com aquelas marquinhas bem estranhas rsrs.


Seguimos em direção a padaria do centro da vila e fizemos nosso lanchinho antes de partir. 



Na hora de ir embora, pegamos para o lado errado da rodovia e logo percebemos que estávamos indo em direção a Bertioga... mas decidimos não 'corrigir' isso e seguir em frente... bora ver o mar! Ao descer a Mogi-Bertioga, uma paradinha para contemplar a imensa cachoeira do mirante.








E um final super feliz sentindo o 'sabor do sal' da rota 'Caminho do Sal'. 



Gostaria de prestar um super agradecimento ao Adão, irmão da Edna, que tem sido nosso super companheiro de expedições! Sem sua ajuda nada disso teria sido possível! E um super obrigada a minhas queridas companheiras de pedal, Maria e Edna e ao meu eterno companheiro da vida Filipe!

Obrigada vida...

The End

Fonte de pesquisa:
http://viajeaqui.abril.com.br/estabelecimentos/br-sp-paranapiacaba-atracao-clube-uniao-lyra-serrano

Nenhum comentário:

Postar um comentário